Confira a seguir os 5 documentos mais importantes a consultar antes de fechar uma negociação e comprar um imóvel.
1. Matrícula atualizada
A matrícula da casa é o item mais importante da documentação de imóvel. É ela que diz se o edifício carrega algum ônus como caução, penhora ou hipoteca.
Além disso, também revela se o vendedor em questão é realmente o dono do imóvel ou alguém que o representa. Assim, você evita cair no golpe de comprar um imóvel de um falso vendedor.
2. Certidão do IPTU
O Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) é um dos mais importantes e mais caros que pagamos anualmente.
Antes de fechar negócio e comprar o imóvel, garanta que não há nenhum débito referente a ele junto à prefeitura da cidade. Para confirmar isso, peça pela certidão atualizada do IPTU.
3. Certidão negativa dos tributos
Além da certidão atualizada do IPTU, peça também pela certidão negativa dos tributos imobiliários para garantir que não há nenhuma outra pendência tributária em relação ao imóvel.
Essas pendências podem ser coisas, como taxa de iluminação pública, de asfalto, coleta de lixo… enfim, qualquer cobrança da prefeitura que não foi quitada e pode ficar sob sua responsabilidade depois do negócio fechado.
4. Declaração de inexistência de débitos condominiais
Caso você esteja comprando um apartamento ou uma casa que fique em um condomínio, peça ao administrador do condomínio uma declaração de inexistência de débitos condominiais.
5. Classificação como utilidade pública
Por fim, faça uma consulta simples nos arquivos de prefeituras, estados, União ou outros entes públicos próximos para garantir que o imóvel em questão não foi declarado como de utilidade pública.